A ideia de se passar muito mais horas do dia, ou até mesmo os dias inteiros, dentro de casa durante a pandemia da Covid que estamos vivendo, ressignificou o conceito de moradia e fez com que a demanda pela compra de imóveis ficasse maior do que a oferta. As pessoas desistiram de abrir mão de seus imóveis e passaram a valorizá-los ainda mais. Com juros mais baixos e maior facilidade de crédito, o mercado imobiliário ficou bastante aquecido para este ano.
O Aquecimento do Mercado
Nos últimos anos a taxa básica de juros, a Selic, na casa de dois dígitos, fazia com que as pessoas deixassem o dinheiro aplicado, com baixíssimo risco. E como a taxa Selic baliza os juros do crédito imobiliário, estes estavam bem elevados.
Com a queda da taxa básica de juros, o crédito imobiliário também caiu e as pessoas passaram a perceber que comprar um imóvel, muitas vezes, sairia mais barato do que pagar aluguel.
O segmento de alto padrão foi o mais beneficiado dentre os demais, pois a oferta não cresceu nesse tipo de imóvel, tanto por causa da crise, onde as construtoras passaram a investir mais em lançamentos no segmento intermediário, como pela dificuldade em encontrar terrenos para esse porte de lançamento, lembrando que o tempo para a construção desse tipo de imóvel, chega a 10 anos. Todas essas variáveis fizeram com que os preços dos imóveis de alto padrão subissem de forma expressiva.
A previsão dos especialistas é de que esse bom momento do mercado imobiliário se mantenha, mesmo alertando que a Selic deve chegar a 6% até o final do ano.
Novo comportamento do setor de imóveis
Dentre todos os tipos de imóveis comercializados hoje, cresce a procura por imóveis maiores e mais confortáveis, com espaço para escritório e condomínios com área de lazer. Além disso, aumentou-se, também, a procura por imóveis com jardins e varanda gourmet.
A forma como as imobiliárias passaram a atuar também teve que ser adaptada para o novo momento. Com as medidas de isolamento social houve um crescimento dos anúncios de imóveis online e da divulgação de serviços e captação de novos clientes através da internet. Aplicativos como o whatsapp também viraram ferramenta de trabalho essencial neste segmento.