Conhecer o mundo é também viajar pela arquitetura das cidades, entender sobre cada construção, desvendar as histórias dos edifícios e vivenciar as características de determinadas épocas. Confira 5 destinos incríveis para quem ama arquitetura!
Bilbao, Espanha
Bilbao, na Espanha, é uma antiga cidade portuária industrial e é referência na mistura do antigo com o contemporâneo. Bilbao entrou para os holofotes da Europa e do mundo graças ao Museu Guggeheim, concebido por Frank Gehry. O museu chama a atenção pelo edifício construído em formato curvilíneo e totalmente revestido com titânio. Como uma boa cidade europeia, ainda tem traços das arquiteturas passadas, como a Catedral de Santiago de Bilbao, construída em estilo gótico.
Berlim, Alemanha
Berlim, na Alemanha, apesar de ter sido fundada no século XIII, reúne incríveis projetos arquitetônicos que podem ser considerados totalmente contemporâneos. Caminhando por Berlim você vai se deparar com monumentos históricos e também museus modernos, com projetos futuristas, pensados em cada detalhe. E para os amantes de arquitetura é imperdível conhecer o Bauhaus Archiv.
Eindhoven, Holanda
Conhecida como a cidade vibrante, a tecnologia e a inovação também são seus pontos fortes. Traz o design em seu DNA e é palco da renomadíssima Design Academy Eindhoven e da Dutch Desgin Week, o maior evento de design do norte europeu. A cidade abriga uma ciclovia totalmente interativa. Inspirada na “Noite Estrelada”, obra do pintor Van Gogh, a Ciclo Van Gogh Roosegaarde é feita de luzes de led e foi projetada pelo designer Daan Roosegaarde.
Shenzhen, China
Com grande investimento em tecnologias, Shenzhen impressiona por sua estrutura. Abriga o Vanke Center, prédio conhecido como “o arranha-céu horizontal”, projetado por Steven Holl. O imponente empreendimento une hotel, escritórios, spa e apartamentos e foi construído em meio a paisagens naturais de Shenzhen e tem jardins inspirados no artista plástico brasileiro, Roberto Burle Marx. O Vanke Center traz uma referência tropical e sustentável, características do século XXI.
Copenhague, Dinamarca
Cidade modelo em ações de desenvolvimento sustentável e mobilidade urbana. Andar por Copenhague a pé ou de bicicleta faz perceber como a arquitetura e a concepção do espaço público interferem na qualidade de vida das pessoas que ali vivem. Não é à toa que sua população é considerada uma das mais felizes do mundo! Dentre suas belezas, encontramos o Copenhagen Opera House, um dos mais modernos espaços dedicados à ópera e ballet do mundo, projeto do arquiteto Henning Larsen com designers renomados como Per Kirkeby e Olafur Eliasson.
Viagem e arquitetura se completam e quando olhamos em volta podemos sentir que estamos em outro país, apenas observando as cidades e suas construções singulares.